Como fazer uma apresentação pessoal para um contexto profissional

Apresentar-se em um nível profissional te dá a chance de construir credibilidade e autoridade na sua área de atuação, através da exposição das suas experiências, princípios e valores; e dá ao seu interlocutor a oportunidade de conhecer o ser humano que está por trás do trabalho e ter, assim, por meio da conexão, identificação e confiança, novas razões para negociar com você, comprar de você ou te contratar.

Mas, afinal, como responder, profissionalmente, à temida pergunta: Quem sou eu?

Vou te ensinar a fazer uma apresentação pessoal clara e objetiva, por meio de um ‘passo a passo’ de 5 etapas:

1 – Adequação da linguagem

Independentemente de qual seja a sua resposta, a primeira coisa que uma apresentação pessoal revela sobre você, é a forma como você se comunica!

É preciso lembrar que em todo contexto profissional deve-se utilizar a linguagem formal e respeitar a norma culta da língua portuguesa. Por isso, ao escrever sua apresentação pessoal, certifique-se de que ortografia, concordância e pontuação estejam corretas.

2 – Seleção das informações relevantes

Entenda que uma apresentação pessoal com finalidade profissional não pretende dizer quem você é em totalidade. O que interessa, nesse contexto, é apenas quem você é enquanto profissional.

Por isso, deve haver uma seleção de informações relevantes, com foco em dizer, basicamente: o que você faz; o que te capacitou a fazer isso; os principais valores que embasam o seu trabalho e o que você, de fato, proporciona para as pessoas, por meio da sua atuação profissional.

3 – Parágrafo 1 – o caminho percorrido

Ciente da importância de fazê-lo, da linguagem que deve utilizar, e das informações que são relevantes nessa situação, discorra, no primeiro momento da sua apresentação pessoal, sobre as experiências que contribuíram para que você seja o profissional que é hoje.

Cabe mencionar suas formações, experiências profissionais, e até alguma experiência pessoal que tenha relação significativa com o trabalho que você faz atualmente.

4 – Parágrafo 2 – o diferencial constituído

Neste segundo momento, discorra sobre o que você aprendeu com as experiências que mencionou no parágrafo anterior, e como foi que isso constituiu o seu diferencial enquanto profissional.

Toda a importância de uma experiência, está nos aprendizados que ela tem intrínsecos; então, conte sobre um ou dois aprendizados que tenham maior valor para você, e como você os coloca em prática no exercício da sua profissão. Isso vai te ajudar a expor seus princípios e valores, e vai fazer com que o seu interlocutor perceba o que te diferencia dos demais, uma vez que você se expresse com autenticidade e honestidade.

5 – Parágrafo 3 – o trabalho e o resultado

Agora, que o seu interlocutor já conheceu um pouco mais sobre o que te capacitou e o ser humano que há por trás do seu trabalho, conte, finalmente, o que você faz, e o que você, de fato, proporciona com isso.

Apresente sua profissão, mas priorize dizer qual é o resultado que você gera. Entenda que o seu trabalho é o MEIO, e o FIM é um problema solucionado.

Para te ajudar com um exemplo, posso dizer que: sou escritora, e meu trabalho, portanto, é escrever. Mas o que o meu cliente recebe, não é apenas um texto. O que eu entrego, de fato, é uma comunicação bem sucedida, que proporciona ao meu cliente o alcance do seu objetivo.

Estes 5 passos constituem apenas UMA das formas de dizer quem você é, enquanto profissional, o que você tem de único, e o valor que você pode gerar no exercício da sua profissão. É claro que você pode mudar a ordem dessas informações no seu discurso, acrescentar coisas que não considerei aqui ou excluir o que não faça sentido para você. Essa divisão do processo de construção desse discurso é, simplesmente, uma forma de te ajudar a organizar as ideias.

E não posso deixar de considerar que o que você mais precisa para conseguir falar sobre si de forma coerente, é a consciência do valor que você tem em cada papel que desempenha, e o reconhecimento da importância de todas as partes da sua história.

Helen Karen Gomes Rizzi

Com o amor que tenho pela vida
e pelas palavras
é que eu ajudo a realizar sonhos
e verbalizar emoções!

Fale comigo via e-mail

Me encontre
também em:

+55 (65) 99967-6252

Ou nas redes sociais